29.8.10

cada dia amo mais

E o amor só aumenta.

Ele tem 9 meses (aqui fora, né?) e já anda por toda a casa empurrando um banquinho, fala "taaaauuuu" dando tchau com sua mão gordinha, dá gargalhadas dormindo, chora muitas vezes sem motivo aparente, tem 6 dentes na boca, detesta salmão e mamão, adora água de coco...

Ser mãe é uma bênção dos céus!

27.8.10

"engarrafamento em São Paulo é não-notícia"

Quando morava em Sampa, sempre ficava assustada com a frieza dos transeuntes na Avenida Paulista. Naquela época, uma pessoa me disse:
"Luana, por favor, para de pedir desculpas cada vez que você esbarra em alguém. Aqui ninguém pede desculpas."
Sim? Não! Isso não é normal. E não é normal a banalização da morte de uma pessoa em plena Avenida Paulista.
Leia isso aqui. Não seja você mais um G1 na Internet! Porque ninguém precisa de notícia assim...

(Título do post: blog Já Matei por Menos)

22.8.10

receita aprimorada do brigadeiro "gourmet"

Depois do post mais popular de toda pequena história (2 anos) do Limo Bag, cozinhei 12 latas de leite condensado, testei 6 tipos de cacau, manteigas importadas, creme de leite de tudo quanto é jeito; e comi brigadeiro até não suportar mais. Deixei de ingerir (muita) comida de verdade, só para aprimorar uma simples receita de brigadeiro. Ainda é só um brigadeiro, tá? Cremoso demais, bom demais, delicioso, mas não custa 100 reais, meninas e meninos!!!
.
Ingredientes
-1 lata de leite condensado Moça (não use outro, nem mesmo a versão ligth)
-1 colher de sopa rasa de cacau comum (Garoto e cia)/cacau orgânico natural (cor não avermelhada) ou 2 colheres de sobremesa de cacau orgânico vermelho (Barry-Callebaut by Orgânica Alimentos)
-3 colheres de sopa de creme de leite tipo nata, disponibilizado nos refrigeradores dos supermercados (Frimesa, por exemplo)
-Granulado quadrado metido e gostoso, tamanho 9-M (M de milk - ao leite), da marca Barry-callebaut (compre aqui ou aqui)
-Esqueça a manteiga. Ela entra só na hora de enrolar o brigadeiro.
.
Modo de Preparo
Misture tudo, menos o granulado. Leve ao fogo brando, mexendo sem parar com uma colher de pau. Quando o brigadeiro começar a desgrudar do fundo da panela, desligue o fogo.
.
Retire uma pequena colher de brigadeiro, esfrie na pedra de mármore para verificar se já é possível enrolar o brigadeiro. Se ainda estiver mole, ligue o fogo novamente e mexa por mais um minuto e repita o teste. O maior segredo do brigadeiro é o ponto de enrolar (não pode ser mole, nem duro) e a única forma eficiente para testar é essa. Aos poucos você aprende o tempo da sua panela x fogão x cacau e aí pára com esses testes chatos.
.
Não enrole brigadeiro morno porque esse chocolate granulado não tem gordura vegetal hidrogenada, o que dá a característica de fácil derretimento.
.
Coloque-os em forminhas de papel plissadas e esqueça os potinhos com pequenas colheres.
.
Se o seu brigadeiro amargar, não adicione achocolatado (crime)! Diminua a quantidade de cacau até chegar na suavidade de sabor desejada.
.
Deixe eu ir para academia agora, por favor...

14.8.10

tá na moda ser uma família brasileira normal

Acredito que a febre dos bofetes e casas de festa infantis está passando. Depois da moda dos macarons, dos cupcakes (no brasil, bolo de bacia), do brigadeiro gourmet; sou super a favor da volta do bolo comum para cortar, sem ser de pasta americana, e também do bolo gelado embrulhado no alumínio ou no charmoso papel manteiga.

Além do cardápio, o ambiente da festa é super importante para a criança. Se você disser pra mim que não tem tempo para preparar a festa do seu filho, que bofete (buffet) é muito mais prático (é só pagar), minhas perguntas:

O que você faz da meia-noite às seis da manhã? Vai morrer ser passar uma noite em claro cuidando dos preparativos da festinha do seu filho? Ah, isso é demais para você? Que planeta você vive mesmo? Terra? Oi? E se você se organizar com atencedência, poderá dormir sem problemas.

Leia a reportagem, que saiu no IG, sobre o retorno das festas em casa (quase morri de alegria quando li isso, o povo tá acordando, gente!). Veja um pequeno trecho:

“Hoje muitas pessoas dão mais valor ao que os outros vão achar da festa, ao tamanho do buffet, quando o que importa mesmo é mostrar para o filho, dono da festa, que estar junto com os queridos e celebrar é mais importante do que a grandiosidade do cenário ou a quantidade de presentes [...]"
Leia tudo aqui. Vale seu segundo.

Receita de bolo de chocolate gelado aqui.

Família é tudo de bom!

(Foto: blog-delícia-de-engordativo-alegria-de-viver Culinária Suprise Espetáculo de Sabores)
Eliana, cadê você? Volta a comentar, mulher! Já estou quase achando que aconteceu alguma coisa séria com você!

12.8.10

fralda mágica?

Eu não tenho medo de experimentar fraldas no meu bebê. Quando vejo um lançamento, compro mesmo, sem receio.

Encontrei uma fralda nova, da Turma da Mônica, chamada Fralda Mágica. "Protege muito e custa pouco" - é esse o slogan da Kimberly-clark Brasil. A numeração é diferente para dimimuir os custos (apenas duas): tamanho P-M ou tamanho G-XG. Comprei a maior por R$ 9,80 (24 unidades) na farmácia Farmais, na Av. Higienópolis, aqui em Londrina. A farmacêutica de plantão me garantiu que eles vendem muito bem, que é uma fralda excelente.

Ao custo de 40 centavos por fralda, achei estranho, mas tentei.

É a pior fralda que já comprei na vida:

1) A camada externa é plástica. Não tem aquela camadinha por cima do plástico para proteger contra as assaduras nas dobrinhas da perna do bebê;
2) A fralda tem um sistema de fechamento diferente, com um cinto reaproveitável que é colado em faixas adesivas (http://www.fraldamagica.com.br/). Tosco e nada prático;
3) É muito cavada, portanto, vaza. Como o cinto tem um ajuste estranho e muito forte, a fralda fica frouxa, não acompanha o ajuste do cinto. Só para você ter como comparar, a minha fralda brasileira preferida, a Pamper´s Noturna e Diurna, no tamanho G, mede 22 cm de largura, já a Fralda Mágica não chega aos 19 cm! Considerando que essa última é para ser usada em bebês que utilizam também o tamanho XG, fico sem palavras;
4) Com pouco xixi, ela empelota e o recheio cai, ou seja, as fibras da fralda não permanecem na posição original quando levemente encharcadas. Parece fralda montada em fundo de quintal;
5) A estampa é azul, bem bonita. Dá muita raiva quando lembro que o Maurício de Souza aprova um produto de quinta categoria desses! Quando a gente lê "Turma da Mônica", espera que o produto tenha alguma qualidade, né? Que vergonha!
6) O preço é abusivo: a fralda Total Confort da Pamper´s, que aguenta um noite inteira sem vazar, custa 57 centavos a unidade na farmácia Pague Menos, ou seja, 17 centavos a mais do que a pior fralda do mundo;

E se você quer mesmo entender como é essa fralda horrível, clique aqui para ver o vídeo produzido para que as mamães entendam toda a complicação.

A blogueira Tenikey, do blog O Amor de Cecília, até que gostou da fralda. A filha da Tenikey é bem maior que o meu Samuelzinho (a fralda aparentemente vestiu melhor na Cecília) e acredito que ainda não tem e tem sim Pague Menos em Araguaína, no Tocantins.
.
Reprovado com louvor!

recife: "a moda quem faz são vocês"

Sério, esse vídeo mostra o quanto a boiada é problemática. Está certo, tem pessoas que são boiada por falta de oportunidade para cascar fora. Mas, de uma repórter, com curso superior, ao vivo, não, isso é demais pra mim. Me dá agonia quando o cinegrafista dá um zoom na sobreposição linda da menina, como se fosse algo horrível.
.
Horrível, para mim, é terno de poliéster bege. Odeio poliéster! No calor recifense, nossa...
.
O vídeo não é falso (entrou ao vivo na TV aberta) e é antigo. Se você não viu, ah, assista. E já vi outras entrevistadoras de Recife falando assim, robotizado.
Clique sobre a imagem para assistir no You Tube:

10.8.10

decoração com tecido desbotado

Nada mais atual e atemporal que uma decoração para festa personalizada, simples, mas sofisticada.
.
Já que a recessão veio com mais força do que os americanos esperavam, a mudança no segmento de festas foi gritante. As flores não protagonizam mais a imagem dos eventos! É bem mais barato decorar com tecido, sem falar na questão ecológica - todo mundo sabe que as flores são produzidas em grande escala, com emprego de agrotóxicos, e no final da festa elas vão para o lixo.
.
Juntando a questão ecológica com a recessão, nasceram os eventos com decoração de tema personalizado, com muitos itens de história com referência vintage, outros reciclados, biodegradáveis, reaproveitáveis. Ao conjunto da obra dá-se o nome de Novo Ecletismo, erroneamente chamado de "rústico chic" por nós brasileiras:

Mesa do bolo, que não é de pasta americana (lá custa mais caro que no Brasil), com doces típicos dos Estados Unidos, bandeirinhas de tecido e muuuuuita luz natural. As flores, em pequena quantidade, têm o aspecto que acabaram de ser colhidas no jardim.

Detalhe das bandeirinhas com tecido estonado. Lindo demais.

Cerimonial com detalhe de tecido desbotado. A moldura de madeira reciclada (veja os buracos dos pregos) deu um aspecto ecológico ao evento.

Cone de papel craft, recheado com mini pom-pom para jogar no noivos... Muito charme.

Mini pom-pom em ação. Veja como a cultura lá é diferente: os noivos se casaram e estão quase todos sentados...

Observe o fundo da cena, as iniciais dos noivos em tecido. As mesmas letras são usadas para decorar as várias mesas do casamento.Lembrancinhas com tecido também desbotado!

Nem todas as imagens são do mesmo casamento.

Se gostou do estilo, acesse o blog Ruffled. Vale a visita.

6.8.10

dia dos pais

Uma das primeiras frases que quero ensinar ao Samuel:

"Papai é meu herói!"


Amo essa foto: são os dois amores da minha vida! Veja a mensagem de confiança, de responsabilidade. Não consigo olhá-la sem que meus olhos se encham de lágrimas...

"Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe"
Provérbios 6:20

brigadeiro no google reader

Como eu tenho muita consideração com as leitoras do Google Reader, deixo aqui a dica que Karina, do blog No Quintal da Madame, deixou nos comentários da postagem "e o brigadeiro gourmet?":
"Adorei o post, desde o segundo aniversário do meu filho, que já vai fazer 12 anos, sou eu quem faz todos os doces das festinhas, inclusive o bolo, faço por que gosto, sinto prazer em fazer, até os do meu casamento fui eu quem fiz, a única diferença do seu é que na hora de enrolar molho a mão com água, não gosto do gosto da margarina ou da manteiga (...)"
Vamos tentar?

mini pregador de roupa

Ah, que coisa mais linda. É só uma ótima idéia, papel, barbante e os raros mini pregadores de roupa feitos com madeira.
.
.
Muito chique e bonito...

Compre os pregadores na Amazon (entrega no Brasil)! Vale 2 dólares e meio o pacotinho com 50 unidades. Alguém sabe se encontramos isso no Brasil?

tem gente que pensa que a pintura é porque a pessoa gosta da marca...



Qual é o seu palpite? A dona da residência gosta da marca de bolsa Louis Vuitton ou isso é um protesto?

Eu vou na segunda hipótese. E viva as limo bags, ou melhor, a casa limo bag, wowwww...

4.8.10

e o brigadeiro gourmet?

Sou super contra esse endeusamento que estão fazendo com o pobre do brigadeiro! Brigadeiro é um docinho muito popular, e, portanto, qualquer tentativa de elevá-lo à categoria luxo a-b-s-o-l-u-t-o, para mim, é tola.

Ainda na universidade, a senhora, vendedora de bombom de brigadeiro na saída, me ensinou: "Meu brigadeiro é bom, né? Deixe eu lhe contar um segredinho: eu não uso achocolatado! Utilizo apenas uma colher de sopa cheia de cacau puro e outra de manteiga!" Segredo contado, fui testar.

Realmente o sabor muda, fica menos doce! Apesar de usar o "puro cacau do sul da Bahia", a senhora cobrava míseros 50 centavos por cada bombom delicioso. Ela não teve a cara de pau de dizer: meu brigadeiro é gourmet e custa 5 reais cada um. Acredite se puder, pela mesma receita da senhora do bombom, tem gente (Maria Brigadeiro) cobrando 100 reais por 4 potinhos minúsculos (40 gramas cada) de brigadeiro com cacau orgânico. O custo de 100 reais por menos de meia lata de leite condesando é demais! O cacau orgânico utilizado nessa receita é o da Amma Chocolate.

Meu cacau orgânico preferido é o da Barry-callebaut, produzido em fazendas no sul da Bahia - a colheita acontece uma única vez no ano. Aí alguém pode me dizer que esse granulado da foto acima é mara, desmancha na boca, blé blé blé... Quer granulado assim? Compre um pacote de 1 quilo da iguaria na Central do Sabor ou na Casa do Confeiteiro (eles enviam para qualquer endereço atendido pelo SEDEX). É um granulado quadrado, de puro chocolate belga, chamado Chocolate Callebaut Split-9-M (versão ao leite, de 37 a 40 reais o pacote com 1 quilo) ou Chocolate Callebaut Split-9-D (versão bem escura, amarguinha, 37 reais o pacote de 1 quilo). Outras pessoas dizem que fazer brigadeiro é demorado, e se não for feito no dia da festa, não fica bom... Quer fazer de véspera? É só misturar quase (deixe um pouco no fundo da lata) uma lata de creme de leite Nestlé sem o soro com duas latas de leite condensado Moça. Vamos recapitular:


Brigadeiro de Véspera "Gourmet"


- 2 latas de leite condensado Moça (outra marca muito boa é a Triângulo - que hoje é a minha preferência porque o sabor do cacau fica mais aparente se comparado ao brigadeiro feito com o Leite Moça- e a Piracanjuba)

- Quase 1 lata de creme de leite Nestlé sem soro ou 1/3 do pote de creme de leite fresco (eu prefiro Frimesa)

- 2 colheres de sopa bem cheias de manteiga importada extra sem sal (eu prefiro Président -compre no Pão de Açúcar)

- 2 colheres de sopa cheias de cacau em pó orgânico Barry-Callebaut by Orgânica Alimentos (ou o da Garoto, se não fizer questão de orgânico)

- Granulado Callebaut Split 9M (leite) ou 9D (amargo) by Central do Sabor ou Casa do Confeiteiro (existe o tamanho 4M, menor, como o da foto acima)

Misture tudo, menos o granulado. Leve ao fogo brando, mexendo sem parar com uma colher de pau. Quando o brigadeiro começar a desgrudar do fundo da panela, desligue o fogo. Retire uma pequena colher de brigadeiro, esfrie num pires previamente refrigerado ou na pedra de mármore para verificar se já é possível enrolar o brigadeiro. Se ainda estiver mole, ligue o fogo novamente e mexa por mais um minuto e repita o teste. O maior segredo do brigadeiro é o ponto de enrolar (não pode ser mole, nem duro) e a única forma eficiente para testar é essa. Aos poucos você aprende o tempo da sua panela x fogão x cacau e aí para com esses testes chatos. Uma dica mega certeira: quando o brigadeiro quase parar de fazer bolhas (na hora que eles diminuirem drasticamente), o ponto chegou mesmo! Depois de acertar o ponto, enrole os brigadeiros com a mão untada de manteiga SEM SAL e passe no granulado importado. Coloque nas forminhas de papel e arrume-os num prato. Cubra o prato com filme plástico para que o brigadeiro mantenha a frescura até a hora de comer. Não enrole brigadeiro morno porque esse chocolate granulado não tem gordura vegetal hidrogenada, o que dá a característica de fácil derretimento.

Alguma dúvida? Mas se isso aqui é muito complicado para você, compre na Maria Brigadeiro, seja feliz e menos rica. E brigadeiro de festa pra mim é o original, enrolado um por vez, no tamanho certo pra enfiar na boca. Esses potinhos com colherezinhas é uma moda infeliz: só pra dificultar a forma de comer e deixar tudo com cara de plástico. Sou totalmente contra essas versões modernas que modificaram por completo a apresentação do doce. Beijo-beijo, meninas (e meninos)!

maria-vai-com-as-outras

Depois da polêmica discussão sobre a bolsa de moletom, tinha que escrever isso aqui:

BRASILEIRA É MUITO MARIA-VAI-COM-AS-OUTRAS!!!

O negócio é simples: você precisa de uma bolsa? Vá até o shopping, procure uma bolsa no estilo que você está procurando (de nylon pra academia, de couro para trabalhar, de sarja para a praia, de plástico para reciclar posteriormente) e compre. Se você não identificou ali uma cópia de um modelo famoso, qual é a sua responsabilidade? É zero, querida! Você não está copiando a revista, a it-girl dos infernos, a vizinha medíocre, a loira sem roupa da Caras. Você está consumindo porque precisa de uma bolsa pra carregar seus pertences. Se é uma cópia, problema de quem copiou! O copiador merece ser processado, indagado, diluído até virar um nada no mundo fashion.

Agora, se você quer a maldita da bolsa (ou qualquer outra coisa nessa vida) porque é cópia da marca tal, querida, vá procurar ajuda. Você precisa de tratamento psquiátrico. Você não tem consciência do valor de uma obra, de um original, e acha que é vantajoso pagar mais barato por um modelito copiado, já que você não pode ou não quer comprar o autêntico. Isso não é uma atitude louvável. Uma mulher que faz uma coisa dessas, precisa entender que a vida não é ter! A vida é viver... Viver uma vida falsa é algo muito infeliz, triste. É escolher o caminho errado comprando o falso/copiado, como se fosse uma escolha esperta! Esperta?

Esse mundo está perdido. A mente doentia que gosta de ostentar grifes (essa é a maneira encontrada para se rotular para o mundo) é idêntica à mente criminosa do que copia. Não tem problema gostar do relógio lindo do Marc Jacobs, desde que você entenda que ainda é um simples relógio, que marca as horas como o digital do microondas da sua cozinha. Você compra o relógio lindo porque é lindo na sua concepção. Agora, comprar porque é o da moda, "o bapho", o da novela global; é ser maria-vai-com-as-outras. Lembra da estória? E se for falso, pior! Muito pior.

"E agora Maria só vai para onde a leva o seu pé!"

Profundo isso.

Entenda que o bandido que mata criança nas ruas, gosta de ter. O ter pra ele é tão forte, mas tão forte, que ele é capaz de matar você, sua família todinha, só pra ter o carro da moda, os óculos da moda...

Pense antes de comprar, mas a inocência não é condenável. Tome muito cuidado quando você analisa a personalidade da pessoa através aparência: aquela mulher que usa uma bolsa LV falsa, pode não saber da falta de autenticidade.

O problema não é o que os outros pensam de você. Seja uma pessoa limpa, transparente e inocente sem pudor!

1.8.10

limo bag de moletom

Meninas, e a limo bag de moletom que custa 450 pilas? Não, eu não acredito até agora que vendem cópias de bolsas famosas, em plena Oscar Freire, feitas de moletom. Isso é muito pra mim.
.
Leiam o post no blog De Chanel na Laje. Está imperdível a discussão de 370 comentários.
.
De moletom na laje! Yeah!